sexta-feira, 10 de setembro de 2010

SPP Síndrome do Pau Pequeno (bullying adulto?)

A síndrome do pau pequeno não passa da versão adulta de bullying, todos nos conhecemos alguém com essa síndrome. Ela também apresenta diferentes maneiras de se manifestar... mais quem são as pessoas com SPP mais freqüente em nossas vidas? Sabe aquele seu professor... é aquele mesmo, o professor que todo mundo acha ruim? aquele que da um monte de atividade? que faz aquela prova pra fuder com todo mundo?
 Sim essa é a pessoa que tem a síndrome! uma das falas mais comuns entre alunos deste tipo de professor é..."Já que ele não fode ninguém, quer foder com todos nós".

       Essa idéia de post veio hoje durante a hora do almoço enquanto estava com duas amigas de futura profissão conversando a respeito das bilhões de coisas que estão nos sendo exigidas, e como tem certas pessoas que devemos evitar quando estão de mau humor. Mais quero deixar claro que essa síndrome não é masculina, ela também atacam as mulheres, ou como algumas pessoas gostam de chamar "mau comidas", aquelas pessoas, professoras, chefes ou gerentes, que você em algum ponto já pensou em dar um consolo de presente pra ver se ela deixa de ser tão insuportável.
    
      Outras manifestações dessa síndrome é a lei da compensação, o cara que troca de carro todo o ano, ou que fica esbanjando dinheiro, ou que precisa ficar se forçando contra situações. Aquele que diz que é foda e precisa falar isso bem alto pra todos ouvirem.
       Essa é uma manifestação adulta de bullying, isso começa na infância, se prestarem atenção naquela foto, é mais ou menos assim que tudo se apresenta, é aquela pessoa que os outro chamam de esquisita, 4 olhos, sorriso metálico, gorda. E que são constantemente tripudiados e humilhados (em qualquer grau, pode ser na frente da escola inteira ou sempre aquela maldita panelinha que constantemente passa por vc e ri). As pessoas que fazem o bullying são aquelas que futuramente podem desenvolver essa síndrome, extremamente inseguras precisam mostrar para o grupo, quem é o ALFA.
      Uma pessoa próxima, estava me contando a respeito de outra blogueira que tinha descrito que na sua infância, fez uma turma inteira ficar chamando uma menina de pobre, entre outras coisas porque ela era bolsista e filha de uma das faxineiras da escola (e como resultado a menina saiu do colégio). CRIANÇAS SÃO CRUÉIS, mas temos que lembrar que algumas crianças são a imagem, ou projeção da imagem dos pais, ela ainda estão em formação de seu id, ego e alter ego. e as vezes se for analisar mais a fundo é um pedido de atenção dos pais, a necessidade que eles tem de carinho, e a única maneira que parece funcionar é se portando mal. Eu conheci vários bullys durante a minha época de colégio,  na verdade eu já sofri de bullying um dia na volta da escola quando estava na quarta série tinha um grupinho de pessoas que vieram atrás de mim me chamando de personagens televisivos que tem formas mais avantajadas, em um coro unido pela rua, alto pra quem quisesse escutar. Foram mais ou menos 15 minutos disso até chegar em casa.
    O que me lembra, Tiros em Columbine, Virginia Tech,  esse é o resultado de vitimas disso, porém pessoas diferentes, resultados diferentes, algumas saem por ai e matam vários, culpados e inocentes, outros se deprimem e cometem suicídio (pesquisas feitas), alguns passam por uma série de necessidade de reafirmações e terão uma vida inteira tentando sair desta estigmatização da infância, e ao poucos irão superando, outros se tornaram defensores dos fracos e .....(droga! anos fazendo trocadilhos com essa frase me fez esquecer o ditado real), um filme que mostra esse bullying também apresentado pelo ABC Family é ODD Girl OUT, além de tiros em Columbine de Micheal Moore. (uma longa pausa e 10 minutos depois me vem a resposta OPRIMIDOS)
 Odd girl out, mostra uma menina que passa por esse bullying de varias maneiras possíveis e no final acaba superando (mas claro nenhum filme mostra anos depois).
Outro que também é levemente relacionado é "Sem medo de morrer", já tem a perspectiva da vida de uma sobrevivente de algo como o tiroteio em columbine.
 Esse post é totalmente diferente do propósito desse Blog eu sei, mais porem é como um aviso, de como evitar esses tipos de pessoas, e como lhe dar com esse tipo de pessoas ou situação.
  Se a pessoa com está síndrome for autoridade em alguma maneira (chefe, professor....) Não abaixe a cabeça, sempre demonstre serviço, apresente argumentos bem fundados.
 Se essa pessoa for um homem, simplismente ria da cara dele, pois com esse não a nada que possa ser feito, não é seu trabalho concerta-lo, alguém um dia o fará, mais não precisa ser você.
Se for uma mulher, lembre-se quem é ela pra dizer algo a seu respeito?! Ela não é melhor, pior e principalmente igual a você, cada um tem a sua percepção das coisas, e é dessa maneira que deve ser mantido.
  Por agora é só... Posts melhores virão!
     Beijos granulados de ovomaltine,
                     Cupcake

Nenhum comentário:

Postar um comentário